Criando Laços
Em 2016, em uma reavaliação do Programa Gestante, que por sua vez tinha como finalidade orientar as gestantes La Moda, percebeu-se a necessidade de ampliar os objetivos do programa, bem como estender para o público masculino.
Dessa forma, contribuído não somente com o desenvolvimento das futuras mães, mas também fomentando entre os futuros pais La Moda uma paternidade ativa e responsável, criou-se o Programa Criando Laços.
O programa tem como principal objetivo promover acolhimento e apoio ao profissional durante a gestação e após o nascimento do bebê, oferecendo às gestantes/futuros pais e suas famílias o apoio psicossocial e o auxílio prático que se fizer necessário, para que eles possam realizar de forma mais harmônica o papel ser mãe e pai.
Além disso, o Criando Laços visa:
- Orientar quanto às fases da gestação, maternidade, sexualidade, e ao desenvolvimento infantil;
- Incentivar no percurso de autoconhecimento, para que os profissionais acolhidos possam se descobrir como indivíduos únicos, capazes de desempenhar diversos papéis de importância na sociedade, sendo o papel de mãe/pai mais um deles;
- Reduzir a mortalidade infantil e materna;
- Estimular o vínculo com os cuidadores, e com sua rede de apoio;
- Conhecer a maternidade;
- Abordar com o líder às circunstâncias do retorno da profissional ao trabalho, preparando-o para ser empático e colaborativo;
- Acompanhar a mãe e o pai no seu retorno ao trabalho, auxiliando-o no enfrentamento de fatores estressores que podem se apresentar na reorganização da rotina familiar.
A primeira ação do Criando Laços é, assim que identificadas as futuras mães e pais, realizar uma consulta de enfermagem para avaliar a condição de saúde, o contexto familiar, passar orientações pertinentes à gestação e informar sobre a participação no programa.
Na sequência, o programa acontece por meio de encontros previamente organizados e com intervenções periódicas durante a gestação, puerpério e retorno ao trabalho da mãe ou pai acolhidos.
Para as gestantes são realizados sete encontros, com duração de 1h30min, cada, que abordam temas pré-determinados, como:
- Apresentação do Programa e aspectos emocionais da gestação;
- Pré-natal e vias de parto;
- Atividades físicas e preparação para o parto;
- Amamentação e cuidados com o recém-nascido;
- Necessidades nutricionais, para gestantes e nutrizes;
- Reorganização familiar/Retorno às atividades e encerramento;
- Visita orientada à maternidade.
Ao iniciar os encontros e após a socialização entre as mães participantes do programa, é formado um grupo de apoio no WhatsApp, que é administrado pela enfermeira da empresa. Essa ferramenta é disponibilizada como apoio para as futuras mães, pois possibilita a interação entre as gestantes e a enfermeira, desde o período gestacional até o retorno ao trabalho.
Para os pais, é realizado um encontro, com uma carga horária de 03h, abordando Paternidade Ativa e Responsável. Durante os encontros são utilizados materiais audiovisuais, visando facilitar o entendimento e a interação entre os participantes.
Ao finalizar os encontros in company, as novas mães da La Moda recebem uma mochila maternidade, um body para o bebê e uma lista de maternidade, personalizados. Os novos pais da La Moda recebem um livro relacionado à paternidade e uma camiseta personalizada.
Antes do nascimento, é oportunizada uma visita orientada à maternidade, onde é possível levar também um acompanhante. Conhecer previamente a maternidade onde o bebê nascerá ameniza a ansiedade dos pais, deixando-os mais tranquilos e seguros, além de gerar uma relação de confiança entre os pais e o serviço.
Após o nascimento do bebê, a mãe La Moda recebe ainda na maternidade uma muda de árvore frutífera, fazendo uma analogia com o crescimento e desenvolvimento do bebê. Assim a empresa se mostra presente, respeitando ao mesmo tempo esse momento singular da família. E para compartilhar a alegria da chegada do bebê é divulgada, via intranet corporativa e murais da empresa, a foto do recém-nascido.
Por fim, para compreender como está sendo o retorno à rotina de trabalho, e para intervir em situações estressoras que porventura forem relatadas, é realizada uma abordagem em forma de conversa, para os pais ao fim da licença paternidade e para às mães no exame de retorno ao trabalho, com finalidade de apoiar e orientar os novos pais e mães La Moda.